Medicina do Trabalho

O que é Medicina do Trabalho e quais suas funções?

A Medicina do Trabalho ou Saúde Ocupacional é uma especialidade que envolve a prevenção dos acidentes e das doenças no exercício profissional e a gestão de riscos. Tem por objetivo assegurar aos trabalhadores a melhoria contínua das condições de saúde (física ou mental), de forma a contribuir para a interação saudável entre as pessoas no âmbito profissional. Ela está diretamente ligada a normas governamentais (reguladas pelo Ministério de Trabalho e Emprego) que empresas devem cumprir na promoção de saúde do trabalhador.

 

Prevenir acidentes e/ ou doenças ocupacionais, bem como reduzir suas complicações está descrito como um direito do trabalhador na Constituição e é mais produtividade para qualquer empresa, reduzindo com isso ausências no trabalho, remanejamentos ou até mesmo trocas de cargos..

A função mais básica do médico do trabalho é realizar uma integração entre a exigência das atividades profissionais da sociedade e o impacto na saúde dos trabalhadores. Esse profissional avalia a capacidade do candidato a determinado cargo e executa reavaliações periódicas de sua saúde dando ênfase aos riscos ocupacionais, como, por exemplo, o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Também é tarefa do médico aplicar um programa de proteção chamado de PCMSO – Programa de controle médico de saúde ocupacional de acordo com cada área de atuação. Os demais integrantes da equipe médica orientam sobre a postura, hábitos saudáveis, exercícios regulares, para que no conjunto, o trabalhador possa dar o máximo de si em seu emprego.